From: "Raul Francisco Costa F. de Andrade, DBA" <raulf...@gmail.com>
To: <oracle_br@yahoogrupos.com.br>
Sent: Wednesday, June 23, 2010 11:45 AM
Subject: Re: [oracle_br] diminuir tablespace?

Olá meu amigo!

faça um shrink nas tabelas e índices:

ALTER TABLE <TABLE_NAME> SHRINK SPACE

ALTER INDEX <INDEX_NAME> SHRINK SPACE [COMPACT]

Ou faça um move da tabela de um tablespace para outro:

ALTER TABLE <TABLE_NAME> MOVE NOME_TABLESPACE;
Depois volte para o mesmo se for o caso.

Para mover a tabela faça antes:

ALTER TABLE <TABLE_NAME> enable row movement.

Att.

Raul

Em 23 de junho de 2010 11:05, Márcio Ricardo Alves da Silva <
marcio_...@yahoo.com.br> escreveu:

> [...]
> determinado período, posso considerar que todo mês essas informações são
> deletadas.
>
> Nessa tabela tenho um campo CLOB e são inseridas muitas informações, com a
> deleção minha tablespace ficam fragmentada, certo?
>
> É aconselhável desfragmentar essa tablespace? Como posso fazer para que o
> Oracle possa reutilizar esses extents que ficaram sem informação?
>
> Da maneira que está, eu mesmo deletando as informações, só estou
> diminuindo
> a quantidade de registros, já o espaçamento no meu disco continua do mesmo

Raul Francisco da Costa Ferreira de Andrade
DBA - OCA - Oracle Certified Associate
COBIT Foundation 4.1
Fone: (41)8855-8874 Brt
email: raulf...@gmail.com
Skype: raul.andrade
www.clickdba.com

"A adversidade leva alguns a serem vencidos
e outros a baterem recordes."
William Arthur Ward