Bom, vc não diz a sempre importante ** VERSÃO ** do banco, mas sendo 11g vc
simplesmente usa um alias na criação da coluna, ie, nomedacoluna AS
(formuladesejada) , http://wiki.oracle.com/page/Virtual+Columns mostra isso.
 Sendo versão inferior a 11g não existe essa opção, vc OU tem uma view fazendo
o cálculo, OU mantém a coluna via triggers (ou via aplicação/API, em último
caso).

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Duilio Bruniera Junior <bruni...@...>
escreveu