Márcio, aqui a sugestão que eu daria, se possível, aplique o ultimo
patchset e tente novamente. Caso mesmo assim não funcione, pode ser
que o HP-UX não tem recursos suficientes liberados para o uso do owner
do banco de dados, ex, numero maximo de arquivos abertos, maximo de
processos, etc, etc, então a segunda tentativa seria entrar no
metalink e chegar as configurações necessárias para o HP-UX, costuma
ser um passo a passo que não precisa ser nenhum expert no SO para
seguir.
Caso nada disso resolva, é abrir um chamado na Oracle e pedir
explicação pra eles...