Plz mostra pra gente os serviços e o STATUS do listener... Já que a tentativa
de conectar sem host string (com ORACLE_SID setado) deu certo, é provável que
seja aí o problema ... Aproveita e mostra pra gente as últimas linhas do
listener.log após a tentativa de conectar via @host string...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Marcelo Grimberg <marcelog...@...> escreveu