Oi : não sei se já responderam ,mas anyway , benefício em se ter várias
instâncias no mesmo server não vejo *** NENHUM ***, vc só está desperdiçando
recursos, vc necessariamente VAI consumir mais espaço em disco, mais CPU, mais
RAM, etc.... Até mesmo em termos de  uptime, que antigamente era uma restrição
(se vc precisar parar o banco todas as apps param) , hoje em dia é Plenamente
possível vc alterar parâmetros, tirar Backup, aplicar patches sem parar o
banco, por exemplo tendo um RAC one-node, usando backups hot, muitos parâmetros
são hot-changeable hoje em dia, então isso não é mais argumento imho ...
 O que acontece é que algumas vezes vc é OBRIGADO a ter múltiplas instâncias
num só servidor, por exemplo quando vc tem que abrigar no mesmo servidor
aplicações que exigem características de banco (como versão/edição, add-ons,
parâmetros/configs, etc) totalmente diferentes - não dá pra uma instância ser
ao mesmo tempo 9i e 10g, ou coisa assim, ou ter um parâmetro com dois
valores.... Num caso desses, em vc não dispondo de mais servidores e Realmente
não dando jeito de acochambrar  não tem outra solução, vc tapa o nariz e bota
lá as múltiplas instâncias, isso só traz desvantagens imho, repito, mas vc pode
vir a ser obrigado a fazer isso...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Luis Renato Araujo" <renato.ara...@...>
escreveu