Colega, acho que os conceitos que te faltam são :

a) as views de estatísticas e eventos do sistema são Cumulativas, vão
progredindo desde o startup do banco, e são zeradas  quando do shutdown

b) o banco de dados Oracle tanto pode fazer I/Os single-block (tipicamente
obtendo o rowid do bloco onde o registro desejado está via leitura de um
índice), quanto pode fazer I/Os de múltiplos blocos por vez (tipicamente em
pesquisas retornando múltiplos registros que devem ser buscados via full table
tablescan ou fast full index scan)

c) estamos discutindo aqui I/Os físicos, ie, quando o banco precisa trazer do
disco o(s) bloco(s) desejados e o deposita no cache - lembre que quando o dado
já está em cache a leitura ocorre direto do cache - , e após isso as eventuais
alterações são feita s na imagem em cache do bloco E na hora de gravar o DBWR
(o único processo que faz gravações) grava do cache pro disco : essas operações
são registradaSempre grava lembre-se também que no bd Oracle s em Outras
views/tabelas internas do banco.

Já que vc quer, pelo que entendi, simplesmente saber QUANTOS requests de I/O
tão sendo feitos por segundo, por causa de a) não basta fazer uma só consulta,
vc Teria que , num período de uso intenso, fazer uma consulta, esperar
(digamos) 10 segundos, consultar de novo e a diferença é a qtdade de I/Os
feitos em 10 segundos, dividindo por 10 vc obtém quantos I/Os foram feitos por
segundo - alguma coisa tipo :

select FILE#, PHYRDS, PHYWRTS, PHYBLKRD from v$filestat;

aguarda 10 segundos, repete a consulta e calcula a diferença... Ponto, isso é o
que vc perguntou : em http://www.dbasupport.com/oracle/ora10g/disk_IO.shtml o
cara faz exatamente isso (embora também enfie lá os Tempos), E nesse link
também nos mostra que essa mesma info está (sendo 10g o seu banco) presente nas
views de histórico do banco, o que te capacita a fazer essa análise no passado,
não só no momento que é o que as v$ nos dão...

Lembro também que há outras informações presentes, por causa de b) mas para a
análise que vc está fazendo agora, de saber qtdade de I/O requests, não vem ao
caso .. Por exemplo,  na coluna SINGLEBLKRDS a qtdade de leituras de single
block, a diferença entre esse número e PHYBLKRD a gente toma como I/Os
multibloco, há também  o tempo médio, tempos mínimos , médios e máximos, infos
essas que podem te ser úteis em outras análises ...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Raphael Franco <phadba@...> escreveu