Pessoal,

Só uma coisa, não é que o GSD não é usado ou não tem utilidade no
cluster... Para o Clusterware 11g ele ainda existe só para prover
compatibilidade com bases 9i que você queira associar ao cluster.

Se não tiver nenhuma instância 9i, o GSD fica offline mesmo e não
representa problema nenhum no CRS. Por isso ele já vem como padrão
target=offline (no clusterware 11g), a chance de ter uma base 9i é
baixa. Se tiver, aí você tem que primeiro habilitar o serviço e depois
colocá-lo online.

Referências:

http://forums.oracle.com/forums/thread.jspa?threadID=1955665&tstart=0#8314249

http://download.oracle.com/docs/cd/E11882_01/install.112/e17212/postinst.htm#BABDAFGD

      /5.3.4 Enabling The Global Services Daemon (GSD) for Oracle
      Database Release 9.2/

/When Oracle Database 9i release 2 (9.2) is installed on an 11g release
2 (11.2) Oracle Grid Infrastructure for a cluster configuration, the
Global Services daemon (GSD) is disabled by default. Use the following
commands to enable the GSD before you install a release 9.2 Oracle
Database:/

/srvctl enable nodeapps -g
srvctl start nodeapps/

On 11/04/2011 16:14, David Ricardo wrote:

> Isso mesmo, era exatamente neste ponto que a discussão anterior
> estava, que
> este era um dos processos utilizados nas releases anteriores mais que
> nesta
> nova do 11g não era mais utilizado, apesar de estar incorporado ao
> plano de
> Background process dele.
>
> Boa brother...sucesso na sua implementação.
>
> Att.

> time, gsd

> <mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br>, David Ricardo <drb.ricardo@...>

> -T para

> [...]