Raul,

Olhando o teu report AWR cheguei nas conclusões abaixo. Peço para os demais
experientes olharem também e darem o parecer deles.

O teu problema neste caso é I/O como você mesmo já constatou.
No top 5 timed Events o que predomina é:

db file sequential read 42.6% User I/O
CPU time  30.0%
db file scattered read 24.7% User I/O

Olhando mais abaixo no Time Model Statistics temos:
Statistic Name Time (s) % of DB Time
sql execute elapsed time 11,195.99 97.22
DB CPU 3,449.49 29.95

Ou seja, maior parte do tempo gasto é executando mesmo a SQL e não em algum
outro wait ou lock.

A grande parte dos waits é mesmo full table.
Os dois agressores são c42g3k0s8qrzm e cv1ycrvhmdcq3 com alto número de
gets. Sendo que o primeiro executou 1651x contra 10x do segundo. Ou seja, o
primeiro tá muito pior.

Instance Activity Stats:

physical read bytes 81,329,389,568 22,579,755.63 3,029,817.44
physical read total IO requests 1,538,638 427.18 57.32
physical read total bytes 82,919,284,224 23,021,163.50 3,089,046.84

Outra coisa tb é o tamanho dos redos.
Statistic Total per Hour
log switches (derived) 21 20.99

20 switchs por hora é muita coisa. Se bem que não tem um wait expressivo
sobre os redos. Considere analisar a quantidade de switchs em outros
horários e se for o caso aumente o tamanho dos grupos.

Os caminhos dos datafiles parace ser o mesmo tando para dados, indíces. Qual
a configuração de discos deste caminho? Qual o filesystem que vc está
usando? Já considerou usar o ASM? Faça um teste.

Teu buffer cache parece estar legal.
PGA tb está legal.

Segmentos problemáticos (Logical reads):
Owner Tablespace Name Object Name Subobject Name Obj. Type Logical Reads
%Total
PRODUCAO UNICOO_DADOS TEMP_IMPCTB_LANCTO    TABLE 78,874,496 35.45
PRODUCAO UNICOO_DADOS AUTORIZACAO    TABLE 57,074,112 25.65

Physical Reads
PRODUCAO UNICOO_DADOS AUTORIZACAO    TABLE 9,182,316 92.49

Já rodou o segment advisor em cima destes objetos?

As estatísticas dos segmentos acima e seus dependentes estão em dia, ou
melhor.. de acordo com o especificado pelo fabricante do software em
questão?
Já rodou o SQL ACCESS ADVISOR em cima destes snapshots? O ACCESS ADVISOR
pode ter dar alguma boa recomendação sobre criação de indexes.

O teu grande desafio é reduzir a quantidade de leituras em discos. O ideal
seria melhorar a query. Oferecer melhores caminhos de acesso (indexes e
materialized views) também é uma opção.

Teu banco é enterprise? Se não tiver jeito e a tabela for grande mesmo pode
pensar em partir para o Partition, que é licensiado a parte.