Colega, não parece ser exatamente o caso, mas temos que perguntar / pensar em
bug/incompatibilidade de versão do RDBMS Oracle com a versão do SO em questão :
no seu caso, vc diz que "Windows 7 64-bit", mas EXATAMENTE qual é a sua
arquitetura de 64 bits , é o Itanium ou o x86-64 ??? Exatamente QUAL versão do
RDBMS Oracle vc está tentando instalar ?? Pro banco vc diz "10.2.0", isso é
INSUFICIENTE para uma análise : cfrme Evidenciado na página de downloads
(http://www.oracle.com/technetwork/database/enterprise-edition/downloads/index.html
 ) , o banco 10gr2 em Windows 7 64-bits EXIGE no mínimo 10.2.0.5 se for Itanium
(qquer Windows) ou 10.2.0.4 se for Windows 7 em x86-64 em Windows 7 , Será que
vc não baixou e está Erradamente tentando usar a 10.2.0.1 pra Win 64 bits
genérica ????

 Isto estando OK, vamos testar a funcionalidadé Básica do RDBMS, sem (no
momento) se preocupar com rede/listener/dbconsole : com o mesmo usuário Windows
LOCAL (não é usuário do domínio, não é usuário remoto, usuário LOCAL) que
instalou e roda o software Oracle (e que é Adminsitrador LOCAL) e que está no
grupo LOCAL de DBAs, abra um prompt DOS de comando (COM a opção de Run as
Administrator,se vc tem a segurança nativa do UAC ativada) e sete manualmente
as variáveis ORACLE_SID, ORACLE_HOME e PATH , tipo :

 set ORACLE_SID=ORCL
 set ORACLE_HOME=C:\oracle\app\oracle\product\10.2.0\db_1
 set PATH=%ORACLE_HOME%\BIN;%PATH%

 e aí sim peça um sqlplus /nolog : se manter a mesma msg de erro, vc tem uma
falha aí nessa instalação, refaça a instalação seguindo Exatamente o manual de
Instalação. SE não mostrar mais a msg, aí já dentro do sqlplus peça um :

 connect sys as sysdba

 e informe a senha do SYS, veja se conecta OK : se sim, aí vc pode ir pra parte
de rede, se não a instância não está subindo por qquer motivo, olhe no
alert.log, nos logs do serviço Oracle , nos eventos Windows, para obter mais
refs/detalhes...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Luiz Leão <luizleao@...> escreveu