Welvis,

Se este Self-study tiver o mesmo conteúdo dos cursos presenciais
oficiais, na minha opinião, não substitui um bom livro.
No livro você terá o conteúdo muito mais aprofundado, e isto é
essencial para as provas de certificação.
Eu diria que o curso é um start para o estudo mais aprofundado.
Outra desvantagem do Self-study é que não conta como curso oficial
para receber seu certificado OCP.

Abraço

--
Ivan Ricardo Schuster