Dê uma olhada em
http://www.oracle.com/us/corporate/pricing/technology-price-list-070617.pdf
Não é por socket
não, se fosse assim a oracle iria tomar prejuízo e para cada arquitetura o
cálculo de cores é diferenciado, olha lá no
final do arquivo.
Atenciosamente,

Rodrigo Mufalani
Oracle Ace Member
http://www.mufalani.com.br

Caro Sharif:

  Da ultima vez em que eu andei analizando a compra dos softwares Oracle, e de
acordo com as informacoes obtidas de um parceiro Oracle, eu acabei entendendo
que o que conta mesmo eh o
"soquete", independentemente do numero de
processadores ou nucleos. Isto eh, se voce tiver 1
processador com 4 nucleos,
voce pagaria a licensa para apenas 1 processador. No entanto, tal so deve valer
para as versoes Standart Edition e Standart Edition One.
  O problema eh que eu olhei esta aquisicao para a
arquitetura X86 e tal foi no
ano passado; sera que mudou alguma coisa ou para o Power eh diferente?

Pesquisando entao em
http://www.oracle.com/us/corporate/pricing/technology-price-list-070617.pdf,
encontrei
o seguinte:

"The number of required licenses shall be determined by multiplying the total
number
of cores of the processor by a core processor licensing
factor specified on the Oracle Processor Core Factor
Table which can be accessed
at http://oracle.com/contracts.";

  e tambem:

"When
licensing Oracle programs with Standard Edition One or Standard Edition in
the product name, a processor is
counted equivalent to an occupied socket;
however, in the case of multi-chip modules, each chip in the multi-chip
module
is counted as one occupied socket."

  Acessando entao a pagina
http://oracle.com/contracts, encontramos:

Vendor and Processor      Core Processor

                    Licensing Factor
IBM POWER7                1.0

  Entao, pelo que eu entendi, se o
Power7 tiver 4 nucleos, entao, de acordo com
a versao do software, teremos:

Standart Edition One: 1
licenca
Standart Edition: 1 licenca
Enterprise Edition: 4 licencas

  Creio ter respondido a sua
duvida, mas peco aos demais colegas que me corrijam
caso eu tenha me enganado.

Atenciosamente,

Márcio de Figueiredo Moura e Castro

Oracle 10g DBA OCA
Oracle PL/SQL
Developer OCA

________________________________
De: Sharif
Raduan - Yahoo <sharif_rad...@yahoo.com.br>
Para: Grupo ORACLE_br <oracle_br@yahoogrupos.com.br>;
Grupo usuarios_ORACLE
<usuarios_ora...@egroups.com>
Enviadas: Quarta-feira, 20 de Julho de 2011
12:15:39
Assunto: [oracle_br] Dúvida Licenciamento Oracle IBM Power7 SMT AIX6.1 ou
superior

Pessoal, boa tarde,

Estou com a seguinte dúvida sobre licenciamento Oracle com processador IBM
Power 7.

Segundo andei pesquisando 1 processador Power 7 com a tecnologia SMT pode
ter por Core 4
threads, ou seja...

1 processador Power7 com 4 Cores mostrariam 16threads, eu teria que
licenciar as
16threads ?  Pois pelo que imagino o Oracle irá entender que
são 16CPUs estou certo ?

Grande
abraço,

Sharif