Bem, primeiro de tudo eu lembro que :

 1) RAC é apenas uma parte do pacote HA - necessariamente HA envolve além disso
algum tipo de disaster recovery ( que tipicamente implica em dataguard) e/ou de
Replicação (aí há diversas possibilidades), envolve Eliminação de single-points
of failure - INCLUSIVE fora do database (o que implica via de regra nalgum tipo
de Duplicação do hardware vital) ... Eu já cansei de ver falhas ÓBVIAS tipo,
por exemplo, onde o disaster recover tava joinha, a rede interconect usada pelo
RAC era Gigabit joinha, MAS o switch geral de acesso a rede por parte dos
usuários era único e neguinho não pensou nisso : aí quando teve a emergência, o
secundário assumiu MAS o switch de rede geral tinha quebrado também e aí  os
usuários não chegavam até lá...   Sei que vc vai dizer que é um negócio
grotesco, e foi mesmo, mas Acontece...

 2) como vc mesmo já citou, os Manuais Oracle vão ser parte Integrante do teu
estudo , há informações/conceitos Cruciais neles

 Aí os livros :

 Para HA :

  - "Oracle Database 11g Release 2 High Availability: Maximize Your
Availability with Grid Infrastructure, RAC and Data Guard", de
Scott Jesse, Bill Burton e Bryan Vongray : eutinha lido e gostado da versão
anterior "Oracle Database 10g High Availability with RAC, Flashback, and Data
Guard", de Matthew Hart e Scott Jesse, creio que esta mais recente deve ser
igualmente boa

 Para dataguard :

 - "Oracle Data Guard 11g Handbook", de Larry Carpenter, Joseph Meeks, Charles
Kim , Bill Burke , Sonya Carothers Joydip Kundu (Author) e  Mike Smith :  este
livro faz um trabalho bem razoável para um overview - o que ele não faz (ainda
não achei nenhum que faça especificamente) é um guia Prático, com situações
reais de DG, tipo : como consultar o gap de envio e aplic de archives, como
resolver erros de archive inconsistente/missing, problemas assim que acontecem
no dia-a-dia

 Para RAC especificamente :

 - gostei muito do "Oracle Database 10g Real Application Clusters Handbook", de
K. Gopalakrishnan (bem escrito, e o cara é um guru reconhecido no meio) - não
li a versão mais recente "Oracle Database 11g Oracle Real Application Clusters
Handbook", 2nd Edition , mas sendo do mesmo Autor, certamente deve ser tão bom
quanto...

 - Não li ainda, e os Autores  não são super-conhecidos no meio,  mas me
Recomendaram bem, e vi algumas reviews extremamente positivas do Oracle 11g
R1/R2 Real Application Clusters Essentials , de 1-84968-266-4
Author(s) : Ben Prusinski, Syed Jaffer Hussain

 - "Pro Oracle Database 11g RAC on Linux", de Martin Bach e Steve Shaw (Author)
: ao menos pra mim esse foi um dos melhores livros sobre RAC que li, e como ele
é específico sobre LINUX, ele desce a detalhes específicos como bonding e net
bridges, detalha os porques dos params de kernel, uso de storage com e sem asm,
asm com e sem asmlib... Recomendado...

 - ASM : não é obrigatório (longe disso) mas muitas vezes é comum se ter ASM
junto com o RAC - muito embora diversas das refs anteriores sempre tenham um
capitulozinho sobre ASM, a ref específica pra ASM que gostei foi :

 "Oracle Automatic Storage Management: Under-the-Hood ; Practical Deployment
Guide", de Nitin Vengurlekar, Murali Vallath e Rich Long (Author)

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Welvis Moretto <welvis_douglas@...>
escreveu