Colega, seguinte : primeiro de tudo, existem sim diversas tools e referências
pra vc fazer verificação do cluster (no metalink, o site de Suporte da Oracle,
indico as notas "Introducing Cluster Health Monitor (IPD/OS)" (Doc ID 736752.1)
, "RAC Assurance Support Team: RAC and Oracle Clusterware Starter Kit and Best
Practices (Generic)" (Doc ID 810394.1) e a "RAC: Frequently Asked Questions"
(Doc ID 220970.1) , bem como os links citados nelas, mas tenha Claro em mente
que NENHUMA dessas tools/técnicas é point-and-click e cabou, vai ser sim
TOTALMENTE EXIGIDO um DBA Oracle ** experiente ** para as aplicar, okdoc ??

 Quanto à outra pergunta : a adição  de um outro nó implica em um pouco mais de
poder de CPU e em mais RAM pro cluster (no RAC cada cache de cada nó se junta
para formar um só cache, logicamente falando, através do cache fusion ), além
de vc poder aliviar um pouco a carga dos outros nós com o load balance tendo
mais um destino a balancear - então é claro que só vai ser benéfica a adição de
um novo nó SE, e APENAS SE, o problema com os teus relatórios é consumo de CPU
ou máquina muito acessada ou coisa do tipo : SE o problema nos seus relatórios
for SQL malfeito/porcamente escrito, fazendo I/Os em excesso ou coisa do tipo,
não vai ajudar EM NADA um nó a mais, muito provavelmente....

 ==> Então a minha Recomendação é lapidar : faça o healthcheck do seu cluster,
ok, e do banco também (não é de forma alguma tempo perdido), MAS
NECESSARIAMENTE um DBA experiente vai ter que além disso analisar os SQLs /
sessões dos tais relatórios e ver qual é o gargalo, qual é o problema, blz ??

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Vitor Hugo <hugov_br@...> escreveu