De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:oracle_br@yahoogrupos.com.br] Em nome
de Tobias Sette
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [oracle_br] [OFF-Topic] Hardware servidor + Oracle database

Em 30 de novembro de 2011 17:11, Milton Bastos Henriquis Junior <
milton.bas...@meta.com.br<mailto:milton.bastos%40meta.com.br>> escreveu:

> Cara, fica impossível a gente avaliar sem saber da sua necessidade, sem
> saber do seu negócio,

Armazenagem de dados oriundos de um ERP. A empresa atua no ramo de revenda
de laticinios.

> o que vc vai rodar,

Oracle database XE. O sistema operacional nao foi decidido; não pretendo
adquirir licença para um dos sistemas homologados pela Oracle, o preço é
inviavel nessa etapa do projeto e a versao do banco de dados nao permite o
uso do suporte da Oracle.

> tamanho das suas bases,

1 base. Cerca de 1,5GB. Espansao constante, mas é baixa.

> quantas instâncias, número de conexões,

6 clientes conectados diretamente, via ERP principal; conexao indiretas, de
ERPs secundarios, variam, cerca de 10.

> transações por minuto, etc...

Não sei dizer.

> Só pra começar: o servidor que vc mostrou tem apenas 4GB de RAM... não
> acha muito pouco?

Não.

> O meu desktop lá em casa tem 8GB.
>
> Não compreendi como o a capacidade de armazenamento na RAM do teu desktop
serve de comparação.

> Tudo vai depender da sua necessidade!

Creio que a demanda de acesso ao banco nao seja alta.

> Este servidor aí com Oracle pode ficar extremamente rápido como tmabém
> pode ficar extremamente problemático. Depende do tamanho do seu
> pepino...rs...

Nesta questao de rapidez: o que acham de RAID 1 com estes HDs SATA? Sei que
o desempenho vai ser mais baixo, mas o quanto mais baixo? Um SSD seria util
para armazenar o banco?

Att,

Tobias
http://gnu.eti.br