STFSAOC013305-L\Administrador pwd=jlc1967#

Sim, é isso mesmo.... Tobias, alguns pontos que eu não sei se vc tem em mente :

 1. vc **** NÂO **** compra o produto "Oracle Linux", mas sim compra o SUPORTE
para ele : ele é um exemplo de software FREEMIUM , ie, FREE (grátis) pra usar
(como estabelecido em
http://www.oracle.com/us/media/calculator/linuxtco/index.html ) MAS que vc paga
as funcionalidades PREMIUM se as quiser, como Suporte, algumas Atualizações,
customizações de Kernel, etc... SE o que vc vai usar é apenas o básico do
básico do SO, rigorosamente NÃO TEM porque não usar o dito-cujo já que é sem
custo, penso....

 2. atente que o preço do banco de dados é basicamente ditado pela Licença de
Uso (que é Obrigatória) + Contrato de Suporte (que é Opcional, mas ALTAMENTE
recomendado para uma base de dados Complexa como costuma ser a de ERPs).
  No caso da Licença, lembre que vc pode licenciar por usuários nomeados (ie,
vc compra uma licença pra cada usuário) ou pode Licenciar por capacidade de
hardware (por poder de processamento, na verdade, ditado principalmente pelos
seus processadores e núcleos) : o preço é bem diferente cfrme vc optar por uma
ou outra...
    O ponto aqui é , SE vc puder indicar EXATAMENTE quantos e quais (quais
pessoas) seriam os usuários, vc pode comprar só as Licenças pra esses usuários,
e caso não possa (por exemplo, há usuários não-humanos, tipo outros
aplicativos, conectando nesse database) a Licença terá que ser por processor -
em https://shop.oracle.com/pls/ostore/ vc fica sabendo os preços 'normais',
dependendo do caso (volumes, relacionamento/parceria do teu Cliente com a
Oracle, intervenção do Fornecedor do ERP, etc) vc pode conseguir negociar
valores diferentes com a Oracle ...

 3. sobre o Hardware : é Absolutamente impossível fazer um Sizing correto sem
se saber a DEMANDA - em outros posts vc dá totais MAS não dá médias esperadas
(por exemplo, que vão haver 6 usuários diretos e outros 10 indiretos (total de
16), MAS não sabe quanto I/O, quantas Transações, quantos
cálculos/processamento cada usuário vai fazer em média. Diz também que o total
da base vai ser de 1,5 Gb MAS não sabe nem numa estimativa quanto desses 1,5 Gb
vão ser lidos/processados em média (já que ninguém fica
consultando/alterando/usando a Base inteira, via de regra)
  Sem a informação detalhada, é como eu disse Absolutamente impossível dizer
algo que não seja puro e simples PALPITE, okdoc ?

  ==> A gente até PODE, sim, como outros colegas já fizeram, dar palpites e
chutes, baseados em vivência/experiência, MAS imho, Sizing é um negócio Muito
Muito Sério (principalmente se vc for fazer Licenciamento por hardware), então
eu Recomendo mesmo que vc obtenha os detalhes antes de mais nada...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Marcos Vinicius de Almeida Rocha Rocha
<mva.rocha@...> escreveu