From: José Laurindo
Sent: Tuesday, December 27, 2011 4:58 PM
To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Subject: Re: [oracle_br]expdp

Colega, não é impossível mas é **** muito muito *** difícil vc ter um
"congelamento" puro e simples - em 99,99% das ocasiões, o que ocorre é que a
sessão atendendo ao job de export está fazendo algum processo longo : uma
possibilidade comum é que o ambiente não é ótimo e deixa/deixou usuários
criarem objetos na tablespace SYSTEM, que agora estão interferindo... Outro é
má-performance das tabelas/views do dicionário de dados, talvez por migração
incompleta do banco (típico, banco que tinha a tablespace SYSTEM DMT e após
upgrade continuou DMT, não foi para LMT)...
Vc pode fazer o seguinte, enquanto aguarda o retorno do Suporte :

=> primeiro, vamos tentar provar que não há nada extra rodando no banco, E que
consultas ao dicionários estão OK :

a) consulte a v$datapump_job, a V$SESSION_LONGOPS com um WHERE TIME_REMAINING >
0 , a V$SESSTAT, a V$SQL e a V$SESSION pra ver se vc não tem jobs anteriores
pendurados / incompletos, ou se vc recebe report de alguma ação longa, QUAIS
SQLs estão sendo executados, etc... Já vi muitos casos em que sessões
anteriores de expdp não terminaram/ficaram penduradas no banco, aí conflitam
com as novas....

b) tire um Statspack (ou AWR/ASH, o que vc tiver disponível na sua versão e no
seu ambiente), outro 15 minutos depois , e veja lá o que vc vê de diferença

c) rode várias vezes, com alguns minutos de intervalo, um script que ligue as
sessões aos waits, pra ver pelo que as sessões estão esperando - no final eu
mostro um que eu uso no sqlplus

d) faça consultas com SELECT * FROM nomedaview, às principais views (ie,
DBA_SOURCE, DBA_OBJECTS, DBA_EXTENTS, DBA_SEGMENTS, etc) : vc deverá ver um
fluxo constante de informações no seu programa-cliente, Qualquer demora ,
qualquer situação aonde o banco fique 'pensando' pode indicar issues, que podem
ir de falta de estatísticas nas tabelas internas até fragmentação ou bugs

=> uma vez vc tendo feito isso e NADA resultou, em não havendo nenhum job de
datapump ativo, execute alguns menores e/ou só de checagem pra ver se dá
diferença ou não ... Poderiam ser algo tipo :

1) export de teste , não gerando dados mas consultando as views/tabelas
internas :

expdp user/senha COMPRESSION=NONE CONTENT=METADA_ONLY
DIRECTORY=diretoriaserusado DUMPFILE=nomedodumpfile ENCRYPTION=NONE FULL=Y
LOGFILE=nomedoarquivodelog STATUS=20 EXCLUDE=STATISTICS

com o exemplo acima vc vai ver na tela coisas do tipo :

Job: SYS_EXPORT_FULL_01
Operação: EXPORT
Modo: FULL
Estado: EXECUTING
Bytes Processados: 0
Paralelismo Atual: 1
Contagem de Erros do Job: 1
Arquivo de Dump: C:\ADMIN\O10GR2\DPDUMP\DUMP_FULL_METADATA_ONLY_10GR2.DMP
bytes gravados: 4.096

Worker 1 Status:
Estado: EXECUTING
Esquema de Objeto: WK_TEST
Nome do Objeto: WK$DOC_RELEVANCE_V
Tipo de Objeto: DATABASE_EXPORT/SCHEMA/VIEW/VIEW
Objetos Concluídos: 564
Total de Objetos: 564
Paralelismo do Worker: 1
Processando o tipo de objeto
DATABASE_EXPORT/SCHEMA/VIEW/GRANT/OWNER_GRANT/OBJECT_GRANT

Worker 1 Status:
Estado: WORK WAITING

C:\Users\jchiappa>

se vc ver ele parar na tela, vc sabe que é esse acesso que está demorado... E
consultando a v$session vc vai ver a cada passo o que ele está fazendo... Um
job de export do tipo *** TEM *** que acabar em relativamente poucos minutos,
se demorar demais vc Fatalmente tem problemas no seu dicionário, e/ou no I/O,
alguma coisa está irregular ...

2) em não dando problema o teste acima, aí é usar a mesma sintaxe (só tirando a
especificação de matadata only) mas especificando só um SCHEMA e excluindo
índices/estatísticas, depois adicionando mais outro e mais outro, até
reproduzir a issue ...

=> script-exemplo (acionável via sql*plus apenas) para relacionar sessions e
waits :

SET PAGES 999
column sid_serial format A10
column seq# format 99999
column event format a29 heading "Wait Event" trunc
column state format a15 heading "Wait State" trunc
column secs format 9999999 heading "Waited so|far (sec)"
column wt format 9999999 heading "Waited|Seconds"
column P1TEXT format a38
column P2TEXT format a38
column P3TEXT format a38
prompt
prompt Sessões esperando por sql*net message estão aguardando
prompt por resposta do usuário.
prompt Sessões com wait_time <> 0 => consomem CPU
prompt
prompt Atenção à Coluna State, se ela for :
prompt Waiting => ignore Waited Secs, Waited So Far=tempo até agora
prompt Wait.Short Time => menos q um tick de CPU, ignorar
prompt Wait. Know Time => Waited Secs=tempo total esperado, ignore Wait So Far
prompt
prompt Colunas que podem ser Especificadas como Condição, na Ordem:
prompt
prompt => tabela session_wait, prefixar com A. , colunas : SID/SEQ#, WAIT_TIME
,
prompt EVENT, SECONDS_IN_WAIT, STATE,
prompt
prompt => tabela sess_io, prefixar com B. , colunas : BLOCK_GETS,
prompt CONSISTENT_GETS, PHYSICAL_READS, BLOCK_CHANGES, CONSISTENT_CHANGES,
prompt PnTEXT, Pn (com n 1 a 3)
prompt
prompt => tabela v$session, prefixar com C. , usar nome da coluna na v$session
prompt
accept v_cond_wait DEFAULT 'a.event is not null' prompt "Condições a Aplicar
(opcional):"
accept sid_list DEFAULT a.sid prompt "Lista de SIDs (opcional):"
accept v_orderby DEFAULT 'a.sid, a.wait_time, a.event' prompt "Order by:"
SELECT c.sid || ',' || c.serial# SID_SERIAL, a.seq#, a.wait_time wt , a.event,
a.seconds_in_wait secs, a.state,
b.block_gets, b.consistent_gets, b.physical_reads, b.block_changes,
b.consistent_changes,
a.P1TEXT, a.P1,
a.P2TEXT, a.P2,
a.P3TEXT, a.P3,
c.LOGON_TIME,
c.LAST_CALL_ET,
c.ROW_WAIT_OBJ#,
c.ROW_WAIT_FILE#,
c.ROW_WAIT_BLOCK#,
c.ROW_WAIT_ROW#,
c.LOCKWAIT,
c.CLIENT_IDENTIFIER,
c.MODULE,
c.PROGRAM,
c.USERNAME,
c.OSUSER,
c.CLIENT_INFO
FROM v$session_wait a, v$sess_io b, v$session c
WHERE a.sid = b.sid
AND c.sid = b.sid
AND a.sid in (&sid_list)
AND &v_cond_wait
ORDER BY &v_orderby;
undefine v_cond_wait
undefine sid_list
undefine v_orderby

--- Em mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br, "Francisco Assis - T.I. -
Globoaves - Cascavel/PR" <chico@...> escreveu