Luiz,

O primeiro passo você já deu: vontade.

Para trabalhar com qualquer coisa, a atualização é uma constante . Com Oracle é
a mesma coisa e até um pouco mais (saiba que vai estudar muito).

Eu começei com Oracle em 1995, onde antes eu havia trabalhado com Cobol por 7
anos. Então são 17 anos só de Oracle. Fiz vários cursos Oracle, estudei por
conta própria, fiz cursos de especialização e mergulhei na prática com afinco.
Passei por várias empresas, entrei no Oracle_BR em abril/2001 (convite do
Dorian), fui obrigado a me afastar em 2008, por mudança de projeto. Vou
esforçar para voltar ao grupo de agora em diante, para continuar estudando.

Minhas sugestões:
- Inglês será sua lingua daqui prá frente
  - se isto for barreira, resolva primeiro.
- Beber na fonte, prá começar:
  - http://tahiti.oracle.com/ (veja a documentação da versão)
- Instalar o Oracle, passo a passo:
  - http://ivan.kartik.sk/oracle/
- montar um lab para testar
  - monte sua propria documentação
- Um curso de Fundamentals ajuda bastante.
- Bateu dúvida? Passe pelo fórum DEPOIS já ter pesquisado no material e na
internet.

Abração.

Ederson Elias
DBA Oracle