Não é exatamente verdade que o Apex ou o JDeveloper foram criados para
substituir totalmente o Forms, até porque ambos ** AINDA ** não conseguem
mimetizar completamente a filosofia RAD do Forms : o programa básico gerado
pelos Assistentes de qquer um dos dois AINDA não é tão completo (não faz QBE
como O forms, não usa e implementa código para as contraints criadas, etc), E
ainda por cima exigem alguma programação pós-criação (não é como o Forms, cujo
programa criadopelo assistente já faz IAEC sem o menor código adicional
necessário), mas dado o foco da Oracle, o custo do Forms em modo web (que exige
webserver, ao contrário do Forms client/server em que o runtime é free),  e as
exigências de mercado, ainda que não façam o mesmo muito provavelmente pode ser
sim que o Forms seja preterido pelo mercado e que ambos produtos (APEX e JDEV)
entrem no rol de possíveis substitutos...
  Sobre eles, minha visão é a seguinte :

  - AMBOS vão exigir aprendizado que vc provavelmente não tem hoje, se vc só
usava Forms (principalmente técnicas de programação web - tais como execução de
serviços web, , html, javascript,etc)

  - o APEX é uma ferramenta leve, com curva de aprendizado relativamente
pequena (afora a questão de técnicas web), com relativamente poucos comandos na
API, mas que tem algumas limitações para grandes projetos (como quantidade de
itens na tela, criação dinâmica de itens) que às vezes são difícies de serem
contornadas ... A vantagem principal dele (enorme pra quem usa Forms hoje) é
que a linguagem de programação interna/embutida nele é o PL/SQL, que certamente
quem usa/usava Forms já conhece muito bem ...

  - JDeveloper é uma IDE para JAVA, então com ele vc vai estar programando é em
JAVA, o que por um lado traz uma riqueza de conteúdo e flexibilidade de código
grande, ** MAS ** traz também uma curva de aprendizado MUITO, MUITO grande - e
não pense que o JDeveloper vai "esconder" de vc a complexidade do Java, porque
não vai : ele traz diversas "bibliotecas" e diversos "ajutórios" , gera uma
parte até significativa do código necessário para as funcionalidades básicas da
aplicação, mas a pessoa VAI TER QUE botar a mão na massa muitas vezes e
programar em Java, e pra quem não conhece, eu dou NO MÍNIMO uns 3 meses de
treinamento/utilização/testes pra ficar razoavelmente proficiente em Java...
Não dê ouvidos aqueles livrinhos tipo "Aprenda Java em 24 horas", que 3 meses
imho é o mínimo pra pessoa poder usar razoavelmente bem a linguagem, poder
trabalhar com segurança e conforto....

 Avalie aí se a maior flexibilidade do Java e ausência de limitações para
projetos grandes compensa a curva de aprendizado maior ...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Marlon Pasquali - TI - Peccin S.A."
<marlon.pasquali@...> escreveu