Marlon, é verdade que a orientação geral para o EBS é migração para JAVA+OAF,
e se vc tiver a oportunidade de olhar a versão mais recente do sujeito
realmente, mais de uma tela  já o foi, mas a quantidade de telas em Forms ainda
é enorme : com ABSOLUTA certeza, isso não tem como ser migrado nem em um mês,
nem em um semestre, nem em um ano, estamos falando aqui de Alguns Anos, talvez
uns dois ou três, ou até um pouco mais, okdoc ?
  Então se hoje vc é especializado em customização EBS, e/ou se a sua aplicação
tem que se integrar com o EBS, vc não tem escolha : TEM que começar a ganhar
expertise em java+oaf , MAS também tem que migrar para um Forms mais recente,
pois vão haver necessidades de chamar/integrar/alterar com telas Forms E com
telas java+oaf...

   Já se hoje a sua Aplicação e o seu trabalho não tem nada a ver com EBS, e a
sua preocupação ao citar o EBS é ter um exemplo do que a Oracle usa pra talvez
adotar a mesma filosofia, é a mesma resposta de antes : com certeza ainda
teremos Forms+Reports por vários anos, se as questões de custo não te incomodam
e o visual e as características de programação do Forms+Reports te atendem
agora e no futuro breve, tranquilamente vc pode optar pelo Upgrade do
Developer, e até se for o caso em background ir experimentando com Java/Jdev,
APEX e as outras opções do mercado, ir ganhando experiência... Só se o custo ou
as características técnicas e de visual das aplicações Forms forem impedimento,
aí sim vc acelera uma migração de tecnologia - o que deve ficar Claro é que
migrar já só por medo do Forms "acabar" hoje ou amanhã absolutamente não faz
sentido, cfrme demonstrado as novas versões estão saindo, o Produto não está
sendo substituído no curto prazo, não ...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Marlon Pasquali - TI - Peccin S.A."
<marlon.pasquali@...> escreveu

> Obrigado Carlos,
> Seguindo seu conselho procurei pelo OAF e encontrei este post que diz
> claramente que aos poucos a Oracle vai migrar o EBS para JDeveloper/OAF;
>

> Developers: face it, Apps will change and you can react to that fact or not.
> Oracle will continue to reengineer Apps, moving more Forms-based screens to
> OA Framework web pages, evolving the Apps to a more Java-centric technology.
> (For an example, see the changes in Customers page between R12 and 11.5.10.)
> JDeveloper and OA Framework will be the tools for building and deploying web
> [...]

Responder a