________________________________
 De: José Laurindo <jlchia...@yahoo.com.br>
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Sexta-feira, 23 de Março de 2012 12:24
Assunto: [oracle_br] Re: Erro ao conectar com autenticação do SO

Verdade Milton, e não só isso : ganhasse eu uma moeda a cada vez que vejo
alguém confundindo schema com database , string no tnsnames com nome da
instância e semelhantes eu seria hoje positivamente um homem rico ...
Rafael, seguinte : depois de vc fazer o shutdown immediate nessa instância que
reporta como não aberta :

- veja COMO está a sua variável PATH, faça um echo $PATH no servidor, vc
necessariamente TEM que ter o sub-diretório BIN da oraclehome desejada
constando no PATH e antes de outras HOMEs

- peça no servidor um ps -ef | grep -i pmon , as linhas que vc retornar são os
nomes REAIS das instãncias que vc tem ativas nesse servidor

- se vc tiver a possibilidade, vá até a máquina do usuário que conectou e nessa
máquina conecte como SYSTEM nesse banco de dados e peça um :

SELECT INSTANCE_NAME, HOST_NAME FROM V$INSTANCE;
SELECT NAME FROM V$DATABASE;

ou se o usuário tem acesso às V$, peça pra ele fazer as queries...

=> uma vez confirmado EXATAMENTE o nome da instância, o nome do database, o
nome do servidor, se realmente é esse servidor mesmo que vc tá o cara, a
variável ORACLE_SID tá apontando pra instância correta, e o ORACLE_HOME está
correto e com o sub-dir bin presente no path, pede um :

tnsping nomedainstância

(normalmente de praxe sempre se cria entre outras entradas no tnsnames uma
entrada com o mesmo nome da instância) - se nada disso resolveu/te mostrou onde
está o seu erro, mostra tudo isso pra gente...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Milton Bastos Henriquis Jr."
<miltonbastos@...> escreveu