Sim estou usando o Win Xp e o Oracle é XE 11g. vou segueir as Dicas

____
José Ap. Ferres
Profº de Informática

To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
From: jlchia...@yahoo.com.br
Date: Sun, 6 May 2012 16:28:26 +0000
Subject: [oracle_br] Re: Problemas para criar usuario

       Xará, com quase Absoluta certeza vc ** Não ** está seguindo o
procedimento correto : sqlnet.ora é um arquivo de configuração de Rede, não tem
Nada vezes Nada a ver com criação de usuários no database, não deveria ser de
modo algum exigida qquer alteração nele...

 Vc não diz, mas o C:\ indica que é Windows o seu SO , e vc também não diz qual
é a sua versão e edição de RDBMS que tem instalada (informação Crítica, há
Diferenças grandes entre as versões/edições de RDBMS Oracle), mas o
C:\oraexe\...11.2.0..  parece indicar Oracle Express Edition (XE) versão
11grelease 2 - na verdade a pasta criada pelo installer XE é C:\oraclexe, mas
vou assumir erro de digitação aqui na msg...

O procedimento para se fazer criação de usuário no database XE via linha de
comando no Windows é extremamente simples...   :

1. assegure-se que o banco de dados está startado : menu Iniciar, Todos os
Programas,  Oracle Database 11g Express Edition, Iniciar Banco de Dados

2. abra o programa-cliente padrão de linha de comando : menu Iniciar, Todos os
Programas,  Oracle Database 11g Express Edition, Executar Linha de Comandos SQL
: vai aparecer o prompt , + ou - assim  :

SQL*Plus: Release 11.2.0.2.0 Production

Copyright (c) 1982, 2010, Oracle.  All rights reserved.

SQL>

3. no prompt, conecte como usuário com permissões administrativas, pode ser o
SYSTEM (:

connect system/SENHADOUSUARIOSYSTEM

(vc escolheu a senha dele na instalação) -  a resposta ao comando de connect
vai ser :

Conectado.

4. crie o usuário, ainda digitando no prompt sqlplus :

CREATE USER nomedousuario IDENTIFIED BY senhadousuario DEFAULT TABLESPACE
nomedatablespacequelevaiusar TEMPORARY TABLESPACE TEMP;

(o ponto-e-vírgula ao final indica pro sqlplus o fim de comando) - a resposta
vai ser :

Usuário criado.

5. Dê privilégios de conexão e criação para esse usuário :

GRANT CONNECT, RESOURCE TO nomedousuario;

=> a resposta vai ser :

Concessão bem-sucedida.

6. conecte com esse usuário para o testar :

CONNECT nomedousuario/senhadousuario

=> a resposta vai ser :

Conectado.

7. peça para mostrar o usuário conectado :

SHOW USER

okdoc ? Não tem o que errar ...

OBS : se não for Oracle XE, basicamente o que muda é a forma de startar o
banco, a localização do programa-cliente e a entrada no menu... Outra coisa que
pode acontecer é, se vc tiver mais de um programa Oracle instalado, ter que
setar as variáveis ORACLE_HOME, ORACLE_SID e PATH - se for o caso fala pra
gente que a gente te orienta melhor ...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, José Aparecido Fazolin Ferres
<joseapferres@...> escreveu