Bom vamos por partes. Não sou nenhum conhecedor profundo do Oracle.. como os
GURUS desta listas. Mas vamos ver no que posso ajudar. Eu  partiria por estes
pontos; Se você tem um banco OLTP e alguêm pediu alguns relatórios em
Dashboard, acredito que a pergunta inicial é?Quantos relatórios são, qual o
tamanho disso, pois você pode fazer algo pequeno para tentar ajudar e não
prever algumas coisas e ainda ouvir do gestor que é incompetente, por não
prever certas coisas no projeto!!! Ok? Mas, se for 1 ou 2 reports eu não vejo a
necessidade de se criar mais uma instancia, onde você vai ter que ter uma
tabela para armazenar esta informações, processos de carga, enfim, toda a
estrutura para que isso funcione, se for na mesma máquina.. pode ser via
db_link, mas não recomendo.

Agora, se a empresa tem uma perspectiva de criar um ambiente de BI, vc pode
criar um instancia., definir uma modelagem para BI junto com os analistas, e
criar modelagens tais como snowflake modelo star. Depois de tudo isso definido,
que ja é um bom setup do projeto vão ser algumas horas de trabalho. rsrs,
definir os particionamento de tabelas e indices...

Depois disso definido vc pode criar a instancia, criar a modelagem e os
processos de cargar. Para BI, eu setaria os seguintes parametros..
parallel_min_servers de pelo menos 2 e o star_transformation_enabled='true'.

Depois disso, vc pode acompanhar nos relatórios de AWR nas sessões PGA Memory
Advisory e SGA Target Advisory.. com isso vc vai saber se os valores de PGA/SGA
estão bacanas ou não. Algo que eu recomendaria que vai dar um boa visão de
grandes banco de dados é o o capitudo "Managing the Very Large Database" do
livro "Expert Oracle Practices Oracle Database Administration from the Oak
Table", com isso você vai ter uma idéia do que os DBA's que adminisrtam grandes
banco de dados fazem.

bom acho que é isso..

Espero ter ajudado..

Welvis Douglas