Colegas eu ja fiz importações de grandes quantidades de dados nao sei se
chegou a 3G mas a ferramenta que utilizei foi da EMS.Com ela você pode
escolher o delimitador...Dar pra fazer muita coisa ...

Não que eu seja a favor da pirataria mas dar uma googlada que você encontra.
EMS SQL Manager 2010 for PostgreSQL v4.7.0.2

Emerson Martins
DBA JR