Bem, um  LOB tanto pode ser CLOB (ie, um LOB de caracteres) quanto BLOB (ie,
um LOB composto de binários), e SIM, ambos vc pode indexar - só não vai
conseguir usar o índice b-tree default, mas VAI sim poder criar índices de
texto (Oracle Text), que vc usa no WHERE com a cláusula CONTAINS....
Evidentemente, no caso de BLOB, que contém binários, vc só vai poder usar
efetivamente o índice se além da porção em binário a coluna contém PALAVRAS ou
EXPRESSÕES, que podem ser indexadas a partir de um lexer - tipicamente isso
ocorre, por exemplo, se a coluna contém o conteúdo de um .PDF ou de um .DOC) -
é óbvio que uma imagem, por exemplo, que contém bits e bytes sem ordem alguma e
sem repetição, não tem o que indexar direito...
 Apenas para constar também, lembro que LOBs (principalmente CLOBs, no caso)
podem tamber ser indexados com OUTROS tipos de índices especializados, como
extensible indexes, domain indexes e function-based indexes , e todos esses em
determinadas situações podem ser usados no WHERE de um select ...

 Consulte o manual de referência SQL Oracle e o guia de desenvolvedores no
capítulo sobre LOBs para mais refs....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "vin_monteiro2003" <vin_monteiro2003@...>
escreveu

> Bom dia,
>
> Obrigado Chiappa,
>
> Se for um campo BLOB eu consigo indexar, como você me passou ?
> E eu consigo trabalhar com ele normalmente numa cláusula WHERE de um Select ?
>
> Vinicius Monteiro
>

> --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "J. Laurindo Chiappa" <jlchiappa@>
> escreveu

Responder a