Ok, vou pesquisar as ferramentas, especialmente as que disponibilizam as opções
para imp/exp. Obrigado...

________________________________
 De: J. Laurindo Chiappa <jlchia...@yahoo.com.br>
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Terça-feira, 17 de Julho de 2012 13:54
Assunto: [oracle_br] Re: Ferramenta para BD free

Colega, há literalmente *** centenas *** de tools clientes multidatabase
(principalmente feitas em java, que ´parece ser bastante popular pra isso) :
googla por database client tools, vai na casa-mãe dos freewares e open-sources
(ie, o sourceforge), vai na wikipedia, que vc as encontra às dúzias, sem
exagero....

Algumas mais conhecidas : o próprio Oracle SQL Developer (via drivers JDBC vc
conecta em qquer db  que tenha driver JDBC disponível), SQLeonardo em
http://sqleonardo.altervista.org/ , epictetus em
http://www.antilogics.com/epictetus.html , sqlminus em
http://sqlminus.sourceforge.net/ , db-browser em
http://databasebrowser.sourceforge.net/, gql+ em
http://gqlplus.sourceforge.net/ , sql++ em http://samy.pl/sql++/ , yasqlr em
http://sourceforge.net/projects/yasql/ (bem conhecido), o SQLtools em
http://www.sqltools.net/index.html?frame=http%3A//www.sqltools.net/sqltools.html
 (ultra-conhecido, e conexão multi-database é via ODBC, iirc), e finalmente as
duas que certamente vc mais vai ouvir falar quando se pensa em tool multidatase
freeware, TOra em http://torasql.com/ e o Squirrel-SQL em
http://squirrel-sql.sourceforge.net/ .....
E :

- apesar de relativamente longa a lista acima é só das mais conhecidas, como eu
disse pesquisando vc acha Trocentas mais

- só listei tools freeware completas, ie free as free beers & free as in free
speech - ou seja, que Não expiram, que Não tem restrições de onde/quando/quanto
usar, que Não são versões capadas de tools maiores.... SE isso não te incomoda
e vc aceita crippeware/expireware/demoware, aí vc acha uma Outra tonelada a
mais de tools....

OBS : eu não vejo o fato de vc ter que conhecer as tools clientes padrão de
cada database que vc trabalha como um fardo impossível - ao contrário, acho
mesmo Aconselhável, pois entre outras coisas no Suporte do Fabricante, em
fóruns, em livros, etc, é Essa tool default padrão que vc vai ser usada - , mas
acima segue a resposta que vc solicitou....

--- Em mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br, Jales Jose Moraes
<malphigjjm@...> escreveu