Entendo Chiapa, acontece que este procedimento é na base de desenvolvimento (e
esta também é totalmente auditada). Obrigado, era a questão da procedure que
ele usava mesmo...

________________________________
De: J. Laurindo Chiappa <jlchia...@yahoo.com.br>
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Sexta-feira, 27 de Julho de 2012 14:48
Assunto: [oracle_br] Re: acesso à role

Só pra deixar Claro o tamanho da encrenca, abaixo segue um exemplo de um
usuário simples, um zémané qualquer, que não é DBA, mas recebeu esse megapower
privilégio de INSERT ANY , sendo capaz de fakear a Auditoria interna.... Alguém
vê alguma dificuldade em esse usuário ser mal-intencionado e mandar esse INSERT
num LOOP, talvez lotando a tablespace e provocando uma Negação de serviço
?????? E isso porque peguei uma tabela simples, há tabelas internas mais
complexas e importantes que eu poderia bulir também, inserir um dado falso....
Eca....
Taí um caso aonde se pode citar um absoluto : usuário não-DBA que recebeu qquer
privilégio ANY, pra mim de IMEDIATO leva à um banco Absolutamente Inseguro...

O exemplo :

C:\Windows\system32>set ORACLE_SID=O10GR2

C:\Windows\system32>set ORACLE_HOME=C:\O10GR2

C:\Windows\system32>set PATH=%ORACLE_HOME%\BIN;%PATH%

C:\Windows\system32>sqlplus / as sysdba

SQL*Plus: Release 10.2.0.5.0 - Production on Sex Jul 27 14:32:49 2012

Copyright (c) 1982, 2010, Oracle. All Rights Reserved.

Conectado a:
Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.5.0 - Production
With the Partitioning, Oracle Label Security, OLAP, Data Mining Scoring Engine
and Real Application Testing options

SQL> create user zemane identified by zemane;

Usußrio criado.

SQL> grant create session to zemane;

ConcessÒo bem-sucedida.

SQL> grant insert any table to zemane;

ConcessÒo bem-sucedida.

SQL> exit
Desconectado de Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.5.0 -
Production
With the Partitioning, Oracle Label Security, OLAP, Data Mining Scoring Engine
and Real Application Testing options

C:\Windows\system32>sqlplus zemane/zemane

SQL*Plus: Release 10.2.0.5.0 - Production on Sex Jul 27 14:33:53 2012

[...]

SQL> insert into sys.aud$(
2 SESSIONID,
3 ENTRYID,
4 STATEMENT,
5 TIMESTAMP#,
6 ACTION#,
7 RETURNCODE)
8 values(
9 1,
10 1,
11 1,
12 sysdate,
13 1,
14* 1);

1 linha criada.

SQL> commit;

Commit concluÝdo.

SQL>

c.q.d.

--- Em mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br, "J. Laurindo Chiappa"
<jlchiappa@...> escreveu