Yep - realmente não tem jeito, o RDBMS Oracle absolutamente não tem nenhuma
rotina interna dele, built-in, que gere arquivos em formato que não seja ou
texto ASCII ou formatos internos Oracle, como .dmp a ser lido via external
table pela API do datapump ....
   Vc teria algumas opções a considerar aí, mas TODAS demandam ou
comprar/instalar tools extras, ou programar fora do database... As principais
seriam :

   a) alguém escrever macros numa planilha Excel que façam a importação do
arquivo-texto (ou mesmo que conectem direto no database, se a máquina com Excel
tem acesso ao banco) , e aí vc dá pro usuário usar essa planilha

   e/ou

   b) vc adquirir/baixar/comprar algo externo ao RDBMS que tenha a capacidade
de gerar arquivos Excel a partir de uma consulta de dados Oracle : há dezenas
de opções para isso, tanto instaláveis no servidor Oracle quanto na própria
máquina do usuário, mas a maioria não é freeware E todos (claro) dependem de
instalação e setup

   e/ou

   c) vc fazer essa geração pela sua Aplicação : quase todas as
linguagens/tools de Aplicação tem alguma coisa nesse sentido, Mas via de regra
não é nada pronto, vc Tem que programar, escrever algum código pra isso

   e/ou

   d) vc instalar (no servidor ou na máquina-cliente ou no database) alguma
library, alguma API de programação que permita isso, e escrever uma rotina
usando-a : procurando (google nele) vc acha rotinas Java (que vc poderia subir
para o database OU usar fora do database num programa Java seu), vc acha .DLLs
, acha add-ons pro Excel.... Tudo porém vai demandar tempo/esforço seu ....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Mario Rodrigues <marioirodrigues@...>
escreveu