Olá Rafael,

Eu tive um problema parecido, para resolver eu tive que entrar na pasta
$ORACLE_HOME/network/admin e apagar todos arquivos que estão lá, e com o
NETCA eu gerei na sequência, o Listener.ora, sqlnet.ora e tnsnames.ora,
detalhe importante verifique se o host está configurado corretamente no
diretório /etc/hosts.

Qualquer dúvida dê uma olhada aqui:
http://aprenderoracle.com/2011/04/instalacao-do-oracle-11g-no-oracle-linux-6-0/

Att,