Como não conseguimos alterar a aplicação para iníciar o trace com a sessão,
e temos bases com inúmeras sessões, ficar pegando cada sessão para
habilitar o trace as vezes fica meio chato. Portanto, geralmente faço isso
usando uma trigger de logon (geralmente bases de Homologação ok!! Trigger
de logon em produção pode gerar problemas).

Se for o usuário que quero gerar trace, ele habilita para a sessão atual.

Eis a trigger:

create or replace trigger SYSTEM.TR_GERA_TRC
       after logon on database
begin
   declare
      v_osuser     varchar2(30);
      v_clientinfo varchar2(100);
      hostinfo     varchar2(100);
      v_audisid    number(30);
      v_programa   varchar2(30);
      vc_comando   varchar2(50);
      vc_identtrc  varchar2(15):='<SUFIXO_DOS_TRACES>';
   begin
      select SYS_CONTEXT('USERENV','OS_USER'),
             SYS_CONTEXT('USERENV','CLIENT_INFO'),
             SYS_CONTEXT('USERENV','HOST'),
             SYS_CONTEXT('USERENV','SESSIONID')
        into v_osuser,v_clientinfo,hostinfo,v_audisid
        from dual;

      vc_comando:='alter session set tracefile_identifier=' || vc_identtrc;

      if lower(v_osuser) in ('<nome_do_usuario>') then
         execute immediate vc_comando;
         dbms_support.start_trace(true, true);
      end if;
   end;