De modo geral as minhas dicas para um iniciante seriam :

 - em http://tahiti.oracle.com vc tem a Documentação Oracle, para todas as
Edições/versões : pelo menos o manual de conceitos básicos (O Oracle Concepts)
vc TEM que estudar antes de mais nada : até para instalação e utilização
inicial, se vc não souber os conceitos básicos do RDBMS Oracle (que são
COMPLETAMENTE diferentes do SQL SERVER, by the way) vc vai bater cabeça, vai
ter problemas ... Imediatamente após essa leitura, aí sim vc vai para o manual
"2 Day DBA", que te dará um overview das tasks principais de um DBA

  - em http://technet.oracle.com a Oracle te dá para baixar os softwares dela
todos, na versão full - completa MESMO, NÃO é expireware que perde validade em
x meses, NÃO é demonstração com funcionalidades restritas, é o software mesmo
que vc usaria em produção -, desde que vc se comprometa a só os instalar e usar
numa máquina pessoal, de estudos.... Baixe o software de banco de dados,
instale, e teste, teste E reteste antes de testar de novo, prática é algo
inestimável aqui...
     Sobre a versão/tipo de produto a baixar, lá vc encontrará a versão 11g, e
de tipotalvez vc possa começar baixando & instalando/testando a Oracle Database
Express Edition, que é mais restrita em termos de funcionalidade mas de
instalação next-next-finish, e daqui a umas tantas semanas, quando já
"aclimatado" aí vc baixa e usa também o Oracle Enterprise Edition, que é o
pacote mais potente e completo, normalmente esse é o que se usa nas Empresas -
o Enterprise Edition é bem mais complexo para instalar/configurar/usar mas via
de regra é com ele que vc vai ser cobrado, DIFICILMENTE alguém vai te pagar
para ser DBA de Express Edition....

   - já que vc já trabalha como Desenvolvedor, certamente deve ter aí na
Empresa um time de DBAs : cfrme vc for aprendendo um pouco em cima dos seus
estudos na doc e dos seus testes na sua máquina, tente se aproximar dele, se
oferece pra ajudar, pra fazer algum trabalho no banco de desenv, tenta
encontrar alguém lá pra ser um Mentor seu, te ajudar no crescimento.... Note
que eu disse AJUDAR, não é "pegar na mãozinha" e ensinar bê-a-bá...

   - de livros (a serem usados como COMPLEMENTO a documentação, e não em lugar
dela), para um DBA iniciante eu recomendaria :

   "Expert Oracle Database Architecture: Oracle Database 9i, 10g, and 11g
Programming Techniques and Solutions" : bom para demonstrar na práticaa alguns
conceitos importantes, e a Arquitetura do banco de modo geral

   "Pro Oracle Database 11g Administration" e "Expert Oracle 11g
Administration" : tentam ser guia práticos, com algumas situações do dia-a-dia,
bem recomendados ambos

   - de sites de referência e grupos de discussão (que, é claro, vc de início
só vai acompanhar à distância, só cfrme vc for aprendendo é que vc vai poder
participar mais), eu recomendaria , além deste grupo :
http://www.profissionaloracle.com.br/gpo/ (que é um concentrador , além de
manter material próprio), http://otn.oracle.com/ , http://asktom.oracle.com ,
www.dbasupport.com , http://www.orafaq.net/ , http://oracle-base.com/index.php
, http://www.orafaq.com/ ..... Há Muitos mais, mas esses costuma ter artigos de
interesse para iniciantes, já formam um bom ponto de partida, eu creio ...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Igor Alves <igor.alvez@...> escreveu