Acho que o tema depende muito da sua possição, ou seja, depende muito o que vc
quer seguir.
acho meio fora de mão se dedicar alguns meses apenas para uma monografia.

na minha opnião seria bom fazer o que vc gosta.
a minha monografia fiz sobre VPD (virtual private database) junto o PL/SQL
ficou bem bacana, pois gostava

de trabalhar com sql e PL, ai ficou mais facil.

Edson Marques da Rosa
Bacharelado em Sistema de Informação - UDC
Banco de Dados – Administração e Desenvolvimento UTFPR
E-mail guinho_...@hotmail.com - edsonmarqu...@gmail.com
Fone (45) 91375541  ou  (45) 99437701