Chiappa,

É verdade, no fundo há muitas decisões precipitadas, sem a devida atenção ou
plano de ação bem definido, gerando assim cenários extremamente confusos, e de
solução difícil .
A opção de adoção do APEX, implica no sistema não possuir ou não quer ter uma
dinâmica versionada dos programas, além disso o processo de segurança do APEx
não é "muito" abrangente com um sistema de segurança corporativo, isso
lembrando apenas de algumas características do produto APEX.

Esses fins das atualizações expõem o inevitável, sem atualização no Java SE 6,
teremos que migrar para o Java SE 7, que nas ocasional que o utilizei gerou
problemas no ambiente Oracle Developer Suite 10g e 11g, sendo necessário alguns
workaround.

Alias o Oracle Developer Suite 10g já está fora prazo de support, desde
dezembro de 2011, no entanto está disponível no OTN, mas não no
https://edelivery.oracle.com/, isso as vezes me parece inconsistente.

Mas o que realmente achei legal no Newsletter, foi a informação do ORACLE NOSQL
, já tinham me falado, mas não tive tempo de estuda-lo, essa será minha nova
tarefa..

Atenciosamente, Sérgio Chaves.