Colega, o TNSPING *** não prova *** que a conexão é possível - ele só manda um
pacote até o listener (mostrando que o target está ativo, o listener está de
pé) mas NÃO ABRE conexão...
  Uma vez que vc conectou localmente (ie, logando no servidor , setando
ORACLE_HOME, ORACLE_SID e PATH, bem como as eventuais variáveis necessárias
tipo LD_LIBRARY_PATH e depois conectando com sqlplus usuariocomum/senhadele ,
provando que o banco em si está de pé e acessível), E que vc conectou via TNS
no próprio servidor (ie, ainda logado no servidor com usuário dono dos binários
Oracle vc setou o TNSNAMES.ORA, checou o status do Listener e conectou via
sqlplus ususariocomum/senhadele@nomedestringnotnsnames ), nós temos que via de
regra essa msg :

 "ORA-03113 fim de arquivo no canal de comunicação"

 indica que o processo que fazia a comunicação entre o RDBMS e o cliente
caiu/abortou/foi eliminado - há muitas causas possíveis para isso, vou listar
algumas das mais comuns :

 a. vc não diz claramente, mas talvez vc esteja fazendo a conexão da sua
máquina até o servidor 11g via software de client Oracle : se for isso, esse
client Oracle TEM que ser no mínimo 9.2.0.4 (veja a nota metalink "Client /
Server / Interoperability Support Matrix For Different Oracle Versions" [ID
207303.1] para mais info), mas seria melhor já aplicar nele o patchset 9.2.0.8,
mesmo...
  Se possível, para testar a acessibilidade do 11g, numa outra máquina da rede
que também acesse o servidor instale um client 11g e o configure para acessar o
banco 11g, e teste com ele...

 b. a sua máquina (e/ou o servidor) tem um software qualquer (firewall, filtro
de pacotes, antivírus, o que for) fechando/cortando a comunicação de rede para
processos na porta 1525, e/ou aplicando timeouts excessivamente agressivos, ou
correlatos - não parece ser o caso, mas cheque com o sysadmin

 c. o teu SO não está conseguindo criar/manter os processos necessários para
conexão - quando vc criou  uma NOVA instância, Obviamente essa instância VAI
criar processos a mais, novos, só dela, além dos que serão criados quando da
tentativa de conexão, vc LEVOU isso em conta, Aumentou os parâmetros de kernel
referentes à qtdade máxima de processos, de memória, ulimits, etc, prevendo
isso ????

 d. quando vc instalou o RDBMS 11gR2, vc Realmente Instalou os
pacotes/libraries de sistema na versão Exigida ??? Essas versões são SUPERIORES
e DIFERENTES ao que vc já tinha no sistema por causa do 9i... A referência (***
SUPONDO ** que o teu linux RHEL 4 é 64-bits, o que vc Não Diz!!) é a nota
metalink "Requirements for Installing Oracle 11gR2 RDBMS on RHEL (and OEL) 4 on
AMD64/EM64T" [ID 880942.1]...
 Qualquer falha em seguir esses pré-reqs PODE levar à queda de processos e
consequentes ORA-3113 ou correlatos...

  É isso que me vem de momento ... Só um adendo : SE essa instância 11gR2 está
aí para testar processos e eventualmente subsidiar um upgrade para 11g, eu
Recomendo que vc já a deixe atualizada - não faz o Menor Sentido testar com
patchset velho, que não é o que vc vai usar em produção imagino - vá para (pemo
menos) o patchset mais recente, que vai te deixar com 11.2.0.3 ...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Ednilson Silva"  escreveu