Fala Chiappa,

Desculpa demorar um pouco para responder, esses últimos dias aqui na
empresa estavam bem corridos, estive de licença médica, etc...

Todavia concordo com tudo o que você falou, em número, gênero e grau, e
"acho que não tem como não concordar", mas por via das dúvidas estive
analisando também o ambiente em que está configurado o SQL-Server 2000, e
verifiquei que os dados já estavam sem a acentuação correta nesta base,
então melhor para mim que tive a certeza de que os meus ambientes estão
configurados corretamente.

Depois daquele problema que tive com characterset de alguns caracteres, eu
revisei todas as variáveis de ambiente de todos os meus SO's, e até então
estão todos ok.

Agora estou tentando convencer a equipe de desenvolvimento utilizar em
ambiente de desenvolvimento um SO homologado pela Oracle, já que
trabalhamos só com JAVA (mais alguns frameworks) e banco de dados Oracle (e
algumas vezes importamos alguns dados do SQL-Server), não tem porque não
usar um SO como o: RHEL, OEL ou CentOS, já configuração do characterset na
DESENV está UTF8, eu acho que deve ser igual ao do ambiente de Produção que
é ISO8859.

Att,

--
Wanderson Barrence