Pessoal, bom dia.

Achei um caso estranho em uma query, na segunda coluna do SELECT, quando eu a
coloco para retornar o valor da tabela, a consulta demora bastante...

Mas quando eu substituo a segunda coluna por um CASE, ela me traz na velocidade
de uma bala, alguém saberia explicar o motivo ?

Estou com esse probleminha, tentando ajustar a query sem o CASE, só que quando
executo a consulta, demora em torno de 2 minutos.

Segue a query sem o CASE e seu plano de execução:

http://sql.nopaste.dk/p21339

Segue a query com o CASE e seu plano de execução:

http://sql.nopaste.dk/p21340

Obs: me refiro a segunda coluna do SELECT "DESCR_STATUS"

Já tentei criar um índice para as 2 colunas do filtro da tabela MOVIMENTO_SSF

que melhorou em torno de 30 segundos, mas eu acho que não seja a solução.

    SELECT Count(*) FROM MOVIMENTO_SSF -- 2.456.384 registros
    SELECT Count(*) FROM STATUS_PESSOA -- 9   registros