Para a gente poder palpitar, nos diga :

  a) qual é a VERSÂO do seu banco, e em qual release : 10gR1, 10gR2, 11gR1,
11gR2 ???

  b) os seus datafiles estão com crescimento automático permitido ?

  c) qual é a classificação da sua aplicação : é um OLTP típico (aonde os dados
basicamente crescem com interação dos usuários) ou é algo no estilo DW, aonde
há Cargas de dados e inserção de dados programaticamente ??

  d) vc tem Licença para usar as tabelas do ASH e do AWR ?? provavelmente não
tem já que é Standard Edition, mas enfim, fica a pergunta ...

  e) vc CHEGOU a pesquisar com tools do SO qual/quais arquivo(s) e/ou
diretórios estão causando falta de espaço ?? ? A questão está sendo causada
pelo TAMANHO de alguns tantos poucos arquivos, OU os tamanhos em si estão
razoáveis, a questão é quantidade excepcionalmente grande de arquivos ???

  => COM essas respostas a gente pode dar Sugestões, mas de cara eu digo :

  1. SE os seus datafiles não estão marcados para crescimento automático, o
espaço consumido no database por dados só cresce com ALGUÉM manualmente criando
novos arquivos OU aumentando o tamanho deles, e (varia com a versão mas)
Tipicamente isso fica registrado no alert.log desse banco, e/ou tem a criação
registrada na DBA_DATA_FILES (coluna CREATION_TIME)

  2. SE vc tiver Licença e puder usar ASH/AWR, consulte dba_hist_seg_stat e/ou
dba_hist_tablespace_stat que vc obtém informação histórica de crescimento tanto
das tabelas quanto das tablespaces

  => SE vc não puder usar 1. porque vc tem os seus datafiles como AUTOEXTEND, e
se não tiver Licença para 2. , aí afaik vc não vai conseguir obter Histórico do
passado recente dentro do database, AÍ a sua opção é passar a Auditar o
crescimento do seu database, que aí daí a algumas semanas vc terá um histórico
: há Muitas maneiras de se fazer isso, mas uma bem simples e bastante usada é
vc ter um JOB (diário, talvez) que registra o tamanho das suas
tabelas/índices/tablespaces numa tabela que vc criaria...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Emerson Martins <emersonmartins8@...>
escreveu