Colega, seguinte :

  1. o fato de vc usar antes com sucesso o RDBMS SQLSERVER **** ABSOLUTAMENTE
**** não quer dizer nada para o RDBMS Oracle : eles são TOTALMENTE DIFERENTES
em muitos aspectos, usam portas diferentes na rede, tem exigências de software
DIFERENTES... Enfim, não serve de muito, sim ???

  2. veja que não só vc precisará configurar a conexão ODBC das
máquinas-cliente ao servidor, COMO também muito Provavelmente terá que fazer
algum setup no Aplicativo também.... Nós poderemos te guiar até o ponto em que
vc consegue conectar de uma estação ao servidor Oracle, mas config de
Aplicativo é meio Duvidoso que mais alguém use esse mesmo aplicativo e possa te
ajudar : para a config de aplicativo provavelmente vc vai precisar OU acessar o
Suporte do Aplicativo (se for aplicativo comprado) OU usar o
Suporte/Fórum/grupo de usuários da linguagem/tool "fujitsu netcobol"

   Isso colocado , vamos seguir no objetivo - uma vez que as estações já
estejam enxergando/pingando pela rede o servidor, e que o banco Oracle em si já
está iniciado e no ar,  a PRIMEIRA coisa que vc tem que saber é que o RDBMS
Oracle (por questões históricas de performance/segurança) Não Permite conexão
direta apenas pelo ODBC... Ele exige para permitir conexão duas coisas : que no
servidor Oracle esteja configurado e startado um programa "receptor" de
conexões (que fica ouvindo na rede os pedidos de conexão) chamado ORACLE
LISTENER, E exige também que nas estações de trabalho haja um software capaz e
enviar pacotes de rede até o listener com os códigos adequados para pedidos de
conexão - esse software pode ser um driver thin JDBC (não é oseu caso, vc já
diz que não trabalha com Java/JDBC) ** OU **, o que é muito mais comum E
certamente deve ser o seu caso, pode ser um software da própria Oracle chamado
ORACLE CLIENT.... O ODBC simplesmente 'monta' em cima do ORACLE CLIENT, okdoc ?
o ODBC  é INCAPAZ de enviar os pacotes de rede para o LISTENER, então realmente
vc TEM que ter primeiramente nas máquinas clientes o ORACLE CLIENT instalado e
configurado... http://kb.wisc.edu/page.php?id=19305 e
http://kb.mit.edu/confluence/display/istcontrib/Oracle+11gR2+Client+for+Windows+-+Installation+Instructions
 são alguns exemplos de refs para a instalação do software ORACLE CLIENT.. Uma
vez instalado o software ORACLE CLIENT, vc precisa configurá-lo, veja na
documentação Oracle sobre os utilitários de configuração de SQL NET, ou vc pode
configurar editando os arquivos de configuração TNSNAMES.ORA, cfrme

  Uma vez a máquina-cliente ok, se assegure que no servidor Oracle o banco está
startado e o listener está startado : veja na documentação Oracle os comandos
lsnrctl status e tente uma conexão local no servidor Oracle para confirmar que
banco está ok... Caso vc não encontre o listener, talvez ele não foi criado, aí
vc tem que criar com o net admin , cfrme
http://www.oracledistilled.com/oracle-database/oracle-net/creating-an-oracle-listener-with-oracle-network-configuration-assistant/
 .

  Tudo OK, é fazer o setup de uma conexão ODBC :
http://blog.mclaughlinsoftware.com/2011/11/13/excel-oracle-odbc-driver/ é um
exemplo... Isso feito, testar com o odbctest.exe , que Provavelmente vc deve
ter instalado junto com o software de ODBC na máquina-cliente...

    OKDOC ? Para qualquer passo em que houver dúvidas, manda os detalhes do que
vc está tentando , BEM COMO as versões exatas dos softwares envolvidos, do
sistema operacional, etc, que a gente pode tentar dar um help mais detalhado
para esse ponto...

 OBS : veja que não é nada ultra-complexo mas dá algum trabalho, são várias
camadas de software a ajustar/instalar/checar : SE vc tem pressa para ter esse
ambiente disponível, Recomendo que vc contrate um técnico para fazer isso para
vc, e aí olhando / acompanhando o trabalho dele vc fica conhecendo para as
próximas vezes...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, afonso moreira <afonso_jalmoreira@...>
escreveu