Olá, tudo jóia ? Então, as técnicas ** Básicas ** para se acelerar import são
:

  a) ter VÁRIAS janelas rodando simultaneamente, cada uma fazendo um IMPORT de
uma parte do todo : isso porque o import é SEQUENCIAL, ie, só quando acabou de
importar o objeto A ele passa para B e só depois para C - via de regra um
hardware moderno é TOTALMENTE CAPAZ de suportar vários imports simultâneos,
EVITANDO  a espera artificial causada por processamento sequencial

  b) NÃO deixar o import criar os índices, pois eles via de regra são criados
pelo programa de import (seja qual for) SEM usar as opções de paralelismo
eventualmente disponíveis , são criados  em modo LOGGING, eSEM ajustar as
opções de
  SORT_AREA e HASH_SIZE, que muitas vezes podem Acelerar muito a fase de SORT
de uma indexação...

  c) NÃO importar as constraints com validação : o default quando vc importa as
constraints é o RDBMS não só criar as constraints MAS validar os dados , o que
implica em full table scans e quetais : ORA, se vc tem certeza que os dados já
estavam bons na origem,  OBVIAMENTE não faz o MENOR SENTIDO pagar o preço e ter
todos esses scans/releituras para validar o que vc Já Sabe que está válido

  d) NUNCA importar um único dump file full : o nome do jogo, Além de evitar o
processamento sequencial falado em a) , é importar APENAS e TÃO SOMENTE o
mínimo necessário...

  e) ter a Certeza que o export foi feito com os parâmetros adequados para
máxima performance, E QUE o database-destino esteja CORRETAMENTE AJUSTADO para
que o import os possa usar : por exemplo, se for o exp tradicional (exp.exe),
vc TEM que especificar DIRECT=Y BUFFER=valorbemgrande RECORDLENGTH=65535 para
que o import tradicional (imp.exe) possa se aproveitar...   Já uma importação
feita pelo impdp (datapump, o 'novo' utilitário de importação, que lê/importa
um dump file gerado pelo expdp.exe) depende muito mais da configuração de banco
E das tabelas em si, para permitir direct-mode, ajustar buffer e etc...

  Para agente poder detalhar mais, nos dê os detalhes que faltam, ie :

  a) qual é o hardware de I/O que vc tem aí, QUANTAS CPUs de qual clock e
quantos núcleos vc tem, e detalhes do tipo do hardware

  b) confirme que NADA mais roda nesse banco E nesse servidor, para que
Realmente possamos alocar tudo pro processo de importação

  c) confirme que HÁ maneira de "quebrar" esse dump file logicamente (por
exemplo, que há diversos schemas a importar e cujos objetos tem tamanhos e
estão em quantidades + ou - equivalentes), para podermos ter várias janelas
simultâneas fazendo import cada uma de uma parte do todo

  d) uma idéia de como está configurado o database

  e) os PARÂMETROS usados na exportação

  f) e o MAIS CRUCIAL : nos confirme QUAL TOOL FOI USADA para o export E para o
import

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Emerson Martins <emersonmartins8@...>
escreveu