Sim, o Discoverer (hoje em dia integrado com as tools de BI) ainda é bem
situado, mas não tanto assim, nem de longe ele desfruta uma posição proeminente
: já vi MUITA gente usando as tools de QBE embutidas em IDEs de programação
(tais como o Oracle SQL Developer, o TOAD, o PL/SQL Developer, etc), já vi
MUITOS usando a QBE da Microsoft (presente no Access e em alguns componentes do
Microsoft Office), já vi Muita gente comprar uma tool baratinha (ou mesmo
baixar um freeware) de QBE (googla por QUERY BY EXAMPLE TOOL que vc acha Pelo
menos umas duas dúzias, tanto comerciais quanto freeware).... Ou seja, eu não
teria UMA específica para te indicar como a top-popular, nem um conjunto curto
delas....

 OBS :

   não é o que vc perguntou, mas só como Complemento Muito Importante :

   a. eu só vi tools do tipo serem bem-aceitas e adotadas (principalmente pelos
usuários menos técnicos) *** SE *** o ambiente foi adequadamente preparado :
por exemplo, fazer o coitado do carinha ter que manipular uma dúzia de
quadradinhos/entidades na tela (para representar digamos, a NF, os Items da NF,
os Produtos, os Estoques, os Clientes, etc, etc) é SIMPLESMENTE INVIÁVEL, vc
Positivamente TERIA que ter uma view DADOS_DE_VENDA que já traz a informação
todinha mastigada e joineada....

   b. é Absolutamente Crítico vc impor LIMITES nessas consultas ad-hoc : se vc
deixar, a qualquer momento (até num momento crítico de Fechamento) neguim VAI
disparar alguma consulta gerencial pegando dados de não-sei-quantos anos atrás,
que VAI interferir SERIAMENTE na performance do banco como um todo - é VITAL
que haja alguma restrição de Duração e/ou qtdade de dados lidos e/ou tempo de
conexão, whatever, nas queries montadas pelo pessoal com a tool QBE
escolhida... OU então, que seja montado um REPORT DATABASE, num OUTRO servidor
que não o de PROD...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Andre Santos <andre.psantos.ti@...>
escreveu