São 6 passos fáceis, não há nada do outro mundo :

  1. logado na máquina onde foi instalado e está rodando o XE como o mesmo
usuário que o instalou e executa (às vezes foi o próprio Administrator, às
vezes a pessoa criou um usuário ORACLE e lhe deu poderes de Administrador
local, pode variar, veja qual foi usado aí) , abra um prompt de comando, sete
ORACLE_SID, ORACLE_HOME e PATH e peça um lsnrctl status e um lsnrctl services :
isso tem mostrar que o listener está Ativo, que há um serviço XE sendo
atendido, e vai mostrar a PORTA de rede em que o listener está ouvindo,
normalmente a 1521 mas pode ser outra.... Aproveite e faça também um netstat
-an |find /i "listening" para ver quais portas de rede estão ativas, veja lá
que a porta do listener deve estar no meio...

  2. comprove que a máquina que vai ser a cliente consegue enxergar via rede a
máquina servidora, fazendo um ping ipdamaquinaserver

  3. comprove que a máquina cliente pode acessar a porta de rede lá do listener
, fazendo um telnet ipdamaquinaserver:XXX , aonde XXX é a porta de rede.
Provavelmente, se o seu Windows está instalado default (com next-next-finish)
vc talvez não tenha ativo o programa cliente de telnet, ative-o se for o caso
cfrme http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc771275%28v=ws.10%29.aspx ,
ou baixe e instale um programinha cliente de telnet qquer

  4. se a máquina cliente não tem o software Oracle Client instalado, baixe-o
em http://technet.oracle.com e instale-o

  5. no path aonde vc tem instalado o oracle client, vc vai encontrar um
sub-diretório NETWORK, e nele um ssub-diretório ADMIN , e aí estará o arquivo
TNSNAMES.ORA - edite-o para que ele tenha uma entrada similar à esta :

XE =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = ipdamaquinaserver)(PORT =
portaderededolistener))
    (CONNECT_DATA =
      (SERVER = DEDICATED)
      (SERVICE_NAME = XE)
    )
  )

  6. teste a conexão : ainda aí na máquina cliente, abra um prompt de comando,
sete as variáveis ORACLE_HOME e PATH, e peça :

  tnsping xe
  sqlplus usuario/senha@xe

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "afonso" <afonso_jalmoreira@...> escreveu

> Ola boa Tarde.
>
> Instalei o oracle 10g xe em uma maquina com windows 7 ultimate 32 bits
> e gostaria de acessar de outra maquina com windows 7 ultimate tambem.
>
> Algume pode me dar uma ajuda de como proceder para fazer essa configuracao?
>
> ABraços
> Afonso

Responder a