Recuperar via de regra é bem difícil, já que senha do SYS não fica registrada
em lugar nenhum (a não ser eventualmente no password file, que é Encriptado),
mas num ambiente tão 'largado' onde instâncias não são rigorosamente
controladas, onde senha do sys "somem", ninguém sabe quem criou provavelmente,
DE REPENTE neguim meteu a senha do SYS em scripts de backup e quetais, dá uma
olhada.... Outra opção , se a senha for FRACA (é bem capaz que seja, dado o
cenário geral) é usar um dos N password file crackers que tem pelaí na net,
googla por ORACLE DECRYPT PASSWORD e vc acha uns tantos quantos....

==> O mais fácil, porém, é ao invés de tentar recuperar a senha é vc *** TROCAR
*** a senha do SYS, e para isso há 2 métodos principais (e isso DESDE QUE vc
tenha acesso ao servidor Oracle - via telnet/ssh, o que for, ou mesmo acesso
direto ao console - E a senha do root ou a senha do usuário que roda e instalou
o RDBMS , ou pelo menos a senha de um usuário parte do grupo DBA no Linux) :

a) sete as varíaveis de ORACLE_HOME, ORACLE_SID e PATH corretamente , conecte
em cada instância com sqlplus / as sysdba e troque a senha do SYS com ALTER
USER SYS IDENTIFIED BY novasenha;

ou

b) apague o password file atual e recrie/registre novamente  a senha de acesso
registrada no password file : veja na doc Oracle sobre o utilitário orapwd

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Antony Ferreira <tonyferreira3@...>
escreveu