Bom dia, tudo jóia ? Então, supondo que com "pelo Oracle" vc quis dizer
"programando internamente dentro de um database Oracle", E SUPONDO que vc não
está usando o Oracle ASM (que é um disk volume manager gerenciado/acessível por
um database Oracle), a resposta é NÃO, não há nenhuma built-in que já te dê
esse tipo de informação, então vc terá que chamar/executar um recurso externo
ao database....
  NEM PRECISO DIZER que via de regra é mais simples/direto se programar
diretamente no SO via shell script e agendar a rotina via CRON, externamente ao
database, mas enfim...
  Pensando em programação interna ao database, imho o mais à mão seria vc
executar o comando do Sistema Operacional apropriado (du ou df se for
filesystem padrão, o utilitário próprio do fornecedor se for filesystem
não-nativo do Linux/fornecido por terceiros, parted ou cfdisk se for partição
não-formatada, vgs ou pvs ou o que for se for um disk volume,  o que for
preciso enfim) E direcionar a saída para um arquivo-texto (mais ou menos tipo
comando > arquivodesaida), e ler esse arquivo-texto via UTL_FILE ou external
table : dá uma pesquisada nas msgs do grupo, na Documentação Oracle e em
asktom.oracle.com que vc acha Diversos exemplos e opções para chamar comandos
do SO e para ler arquivos-texto...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Ednilson Silva" <ednilson.silva@...>
escreveu