Bem, primeiro antes de tudo veja que ** não ** basta vc ter o índice, ele TEM
que ser possível de usar na pesquisa de dados, yep ?? E isso só acontece quando
:

  - a(s) coluna(s) indexada(s) estão citadas em cláusula WHERE

  - a(s) coluna(s) indexada(s) não está/ão sendo alterada(s) por função, tipo
TRIM(coluna), SUBSTR(coluna), etc, etc

  - a recuperação de dados na tabela indexadas é de UMA linha, ou no máximo de
poucas linhas : um índice de NADA ADIANTA (e pode mesmo ATRAPALHAR) se estão
sendo lidas/recuperadas uma larga porção de linhas na tabela indexada

  blz ??? Isso posto, a sua resposta : é Automática a criação de índices nas
colunas PK, então não, vc não precisa fazer nada nesse caso apresentado

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Elcio Francisco <elciofrancisco@...>
escreveu