Boa tarde,

  No caso do seu select é a causa de um erro de sintaxe.

SQL> create table pagamentos (matricula number , valor number);

Tabela criada.

SQL> create table empregados (matricula number, name varchar2(10));

Tabela criada.

select e.name. p.valor as pagamento
  2  from empregados as left join pagamentos
  3  ;
from empregados as left join pagamentos
                *
ERRO na linha 2:
ORA-00933: comando SQL n?o encerrado adequadamente

 O que você está se referindo é alias utilizado normalmente em JOINS para dizer
de que tabela/view vem a informação. Corrigindo o seu comando:

1) Vamos carregar as tabelas para ficar mais fácil

insert into empregados values (1, 'Mufalani');
insert into empregados values (2 ,'Milton');
insert into empregados values (3 ,'Chiappa');
insert into empregados values (4 ,'Portilho');
insert into empregados values (5 ,'Vitor');
insert into empregados values (6 ,'Capin');

insert into pagamentos values (1,'1000');
insert into pagamentos values (2,'1000');
insert into pagamentos values (3,'1000');
insert into pagamentos values (4,'3000');
insert into pagamentos values (5,'5000');

2) Vou ajustar o seu comando para trazer todos os empregados que tem ou não
registro na tabela de pagamentos:

select
   e.name,
   p.valor
   from empregados e left join pagamentos p on (p.matricula = e.matricula)
  ;

NAME            VALOR
---------- ----------
Mufalani         1000
Milton           1000
Chiappa          1000
Portilho         3000
Vitor            5000
Capin

6 linhas selecionadas.

 No comando acima, eu disse que apelidei a tabela pagamentos de "p" e tabela
empregados de "e", com isso o
Oracle entendeu que p.valor = pagamentos.valor e e.name = empregados.name, isso
é para poupar trabalho é pode ser considerado uma boa prática para escrita de
SQL.

  Note que também podemos fazer o comando com essa notação:

select
   empregados.name,
   pagamentos.valor
   from empregados left join pagamentos on (empregados.matricula =
pagamentos.matricula)
;

NAME            VALOR
---------- ----------
Mufalani         1000
Milton           1000
Chiappa          1000
Portilho         3000
Vitor            5000
Capin

6 linhas selecionadas.

Obs.: O GUOB está chegando, 10/08/2013 não deixe de ir no maior evento de
Oracle do brasil, faça sua inscrição em www.guob.com.br.

Atenciosamente,
Rodrigo Mufalani
rodr...@mufalani.com.br