Bem, o fato de vc ter que mandar um "ALTER USER xxx ACCOUNT UNLOCK" indica
que REALMENTE está havendo um lock FÍSICO, dentro do database, para o usuário
xxx - muito bem, isso só acontece em DUAS situações : SE alguém/algum programa
enviou para o banco um ALTER USER xxx ACCOUNT LOCK, ou SE um dos limites de uso
definidos no PROFILE do usuário (como 'PASSWORD_LIFE_TIME',
'PASSWORD_GRACE_TIME', ''FAILED_LOGIN_ATTEMPTS', por exemplo) foram
violados.....
   Assim, quando vc tiver um usuário xxx bloqueado, se vc quer investigar antes
de o desbloquear manualmente, vc :

   -  se não tem já ativo, ative (por pouco tempo que seja, se vc tiver pouco
espaço) a Auditoria de usuários com AUDIT USER - isso vai auditar CREATE USERs,
ALTER USERs, etc

   - consulta na V$SQL, nos logs, e na Aplicação (se tiver acesso) procurando
por comandos ALTER USER

   - consulta na DBA_USERS ** qual ** é o PROFILE que está Ativo para o usuário
xxx, e quando/a que data/hora o account foi lockado

   - registre em algum lugar o hash da password hoje em uso para o xxx ,
consultanbdo a SYS.USER$ ou (se for banco 10g) a DBA_USERS

   - consulta na DBA_PROFILES quais os limites definidos para o profile em uso
pelo xxx, com um comando tipo :
   select * from dba_profiles where profile = 'NOMEDOPROFILEQUEOxxxUSA' order
by 1,2;

   - checa no listener.log se há registro de conexões recentes para o xxx

   - se não tem já ativo, Audite (por pouco tempo que seja, se vc tiver pouco
espaço) as tentativas de conexão falhadas com um AUDIT CONNECT WHENEVER NOT
SUCCESSFUL; , e (se possível) as conexões bem-sucedidas com um AUDIT CONNECT
genérico

   ==> caso as consultas não forem esclarecedoras, ao menos na próxima vez, com
essas infos de audit na mão, repita as consultas e consulte a info de
auditoria, pois aí sim vc deve ser capaz de encontrar o que mudou/o que
aconteceu e saber assim qual a causa....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Rafael Mendonca <raffaell.ti77@...>
escreveu