Rafael,

Pelo prompt, verifique os primeiros valores mais à direita do sinal de " = " do
comando:

C:\> ECHO %PATH%

Só para garantir que não há outras versões de client instalado e que vc esteja
usando o executável que está com o PATH correto.

Bem, feito isto, vá para (exemplo do retorno do path):

C:\> CD C:\oracle\102g\NETWORK\ADMIN

Editar o arquivo SQLNET.ORA e conferir o valor de
SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES (pedindo senha, está como "NONE")

Para conectar sem autenticar a senha, devemos colocar assim:
SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES = (nts)

Confira na sessão correta na documentação em:
http://docs.oracle.com/cd/E11882_01/network.112/e10835/sqlnet.htm#BIIDAFFD

[]´s

Ederson Elias
DBA Oracle
http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0
------------
Labor improbus omnia vincit

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Rafael Mendonca <raffaell.ti77@...>
escreveu

> Pessoal, bom dia.
>
> Peguei uma máquina instalada com o Oracle 11gR2 EE, com um database criado
> por um outro DBA que tirou féias ontem. Dando continuidade ao trabalho...
>
> Abrindo o prompt de comando e executando o seguinte:
>
> C:\Users\Oracle>sqlplus / as sysdba
> SQL*Plus: Release 11.2.0.3.0 Production on Tue Oct 1 09:06:44 2013
> Copyright (c) 1982, 2011, Oracle.  All rights reserved.
> ERROR:
> ORA-01031: insufficient privileges
> Enter user-name:
>

> Fazendo dessa forma, consigo conectar:

> [...]