Dia...   Eu ** duvido **, colega : veja vc, a função analítica faz uma
soma/contagem/operação em cima de CADA linha lida com uma determinada ordem,
enquanto as funções de grupo 9que EXIGEM um GROUP BY) *** JUNTAM *** múltiplas
linhas em uma só.... Logicamente falando, é algo assim :

  => agrupamento feito com analytics da soma de salários por região :

1  São Paulo joão R$ 10,00
1  São Paulo zé   R$ 15,00
                  --------
                  R$ 25,00

2 Rio        Luis  R$  5,00
2 Rio        mané  R$  8,00
                   --------
                      13,00

 OU SEJA, analytics basicamente ORDENAM o resultset por uma determinada chave
(que seria a região no meu "exemplo"), formando grupos mas SEM interferir nos
registros em princípio, e quando a chave muda ele considera um fim de grupo...
Já a função de grupo (com GROUP BY na chave região) me retornaria :

 1 São Paulo R$ 25,00

 2 Rio       R$ 13,00

 OU SEJA , GROUP BY (que é o que a função de grupo exige) logicamente faland
lêem os registros que obedecem á chave e TRANSFORMAM , JUNTAM, FUNDEM esses N
registros em um só, somando/contando/dando a média/mínimo/máximo/whatever de um
valor, MAS os detalhes de cada registro vc perdeu, eles foram logicamente
ENSANDUICHADOS, JUNTADOS, COLADOS, okdoc ??

  No máximo o que vc poderia fazer é alguma sub-querie, tipo :

   SELECT colunas, SUM(coluna) FROM (select que lê dados e ordena/agrupa via
analytics)
      GROUP BY algimacoluna;

  isso é possível, mas NA MESMA QUERY ter analytics (que lê linha a linha) E
função de grupo (que destrói, cola, mergeia as linhas) ao mesmo tempo acho
difícil, são coisas meio antagônicas, né ?

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Emerson Sanches <emerson.sanches@...>
escreveu

> Bom dia pessoal da lista, estou tentando usar a função SUM como função
> agregada e como função analítica ao mesmo tempo, na mesma select e esta
> retornando um erro, é possível fazer isso?
>
> Obrigado pela atenção
>

> Emerson Sanches
> Analista de Sistemas

Responder a