Então Leandro pra você fazer um dump particionado o ideal é que você use o
“export datapump” ou expdp como é conhecido.

Qual a versão da sua base ai ?

Uma receitinha de bolo para você tirar um expdp é:

expdp <usuário>/<senha> SCHEMAS= <schema1>, <schema2>
dumpfile=nome_do_dump_gerado_%U.dmp logfile=log_do_dump_gerado.log
parallel=10 filesize=30G directory=DUMP

a opção do parallel é em quantas partes ele vai dividir e o filesize é o
limite maximo de tamanho, o diretory você tem que criar com:

CREATE DIRECTORY DUMP AS '/u01/../../dump_area'; -- esse caminho deve existe
fisicamente dentro do Servidor.

Depois você tem que dar Grant de leitura e escrita ao usuario que vai fazer
o dump nesse diretório.

Mais ou menos de cabeça é isso.... !