No meu caso, eu não envio/recebo emails, mas sim escrevo diretamente no site
do grupo, em br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/ : pra mim é só ajustar a
propriedade de codificação do navegador (menu Exibir, opção Codificação no caso
do firefox que uso) para que fique como Unicode (UTF-8) ....

 No seu caso de email pelo gmail, veja lá se tem alguma opção de Codificação,
Codepage, Conjunto de caracteres/characterset) ou assemelhadas nas opções do
menu de configuração do gmail , e experimente as alterar ... Seja o google ,
seja o yahoo ou outros, o pessoal tá sempre mudando/alterando interface dos
serviços de email (em tese para melhorar), talvez tenham alterado algum
setting-default no serviço deles...