Tudo jóia ? Só para Referência de quem acompanhou a thread, realmente no
database 11g temos a moleza do Snapshot Standby, mas esse cara nada mais é do
que um Automatizador - pra quem está na versão 10g, eu tinha comigo que era
Perfeitamente Possível se fazer o mesmo, simulando a feature, via um DEFER da
aplicação de archives no primary, desabilitar o standby, abrir em read/write
(como um banco Normal, que nem sabe que já foi um dia standby) , e depois dos
testes todos feitos, voltar o database até o exato SCN que estava, reabrir em
modo standby e aplicar os archives pendentes  :
http://jaffardba.blogspot.com.br/2007/12/simulating-11g-snapshot-standby.html
tem um exemplo. Eu pra variar Ainda Não Consegui arranjar o tempo pra fazer o
teste por mim mesmo, mas em tese, falando pelos conceitos, não teria porque não
funcionar, DESDE QUE a pessoa tenha espaço em disco suficiente para manter
todos os archives necessários (no primary) E para poder ter um
DB_FLASHBACK_RETENTION_TARGET suficiente....